Ortodontia

É a especialidade que corrige os maus posicionamentos dentários e alguns maus relacionamentos entre maxila e mandíbula através do uso de aparelhos ortodônticos. Atualmente existem vários tipos de aparelhos. Nossa clínica oferece o tratamento tanto com o aparelho convencional como com o aparelho autoligado, sejam eles metálicos ou estéticos. Um dos nossos profissionais pode lhe esclarecer melhor as diferenças entre eles, bem como a melhor indicação para o seu caso.

Restaurações

As Restaurações (popularmente conhecidas como obturações) são o tratamento para dentes cariados, fraturados ou apenas que precisem de uma melhoria estética. Elas são capazes de devolver saúde, forma e função aos dentes. As restaurações atuais conseguem reproduzir tão bem os dentes naturais, que está cada vez mais difícil de serem percebidas. Um bom profissional faz toda a diferença na sua execução.

Limpeza Odontológica

A Limpeza odontológica consiste na remoção de placa e tártaro dos dentes. A placa é uma película amolecida, formada de bactérias e restos de alimentos que recobre os dentes. O tártaro é uma camada endurecida, que ficou grudada ao dente porque os sais minerais presentes na saliva impregnaram nos resíduos de alimentos ali deixados. Quando a placa e/ou o tártaro não são removidos da superfície dental podem aparecer as doenças periodontais, o primeiro estágio é a gengivite. A limpeza dental está indicada para todos os pacientes de todas as idades. Em geral, por melhor que seja sua higiene bucal, é importante um acompanhamento odontológico para detectar a presença de tártaro e cáries. A limpeza realizada no consultório odontológico deve ser feita com uma frequência de, no mínimo, seis meses, nos casos em que há um bom controle de placa dental por parte do paciente. Já nos casos de doença periodontal, uso de aparelhos ortodônticos, ou qualquer outra alteração, o paciente precisa conversar com o dentista para realizá-las com frequência maior a depender da sua necessidade.

Extrações Dentárias

As extrações dentárias são necessárias quando os dentes não podem mais ser aproveitados de maneira nenhuma ou quando existem razões de planejamento, seja para tratamento ortodôntico, protético ou mesmo a necessidade de espaço, o que acontece muitas vezes com os dentes sisos. Atualmente é um procedimento realizado apenas quando não existem outras alternativas para aproveitar os elementos dentários.

Prótese e Implante

A Prótese dentária consiste na reposição de dentes perdidos. Compreende desde a reposição de um único elemento até a reposição de todos os elementos dentários. Elas podem ser fixas ou removíveis. Atualmente os implantes são fortes aliados  no tratamento protético. Associados à próteses fixas de porcelana são os melhores substitutos, funcionais e estéticos, para os dentes perdidos.

Tratamento de Canal

O tratamento de canal é indicado para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado, dentes com polpas comprometidas eram frequentemente extraídos. Atualmente, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira segura de salvar os dentes. Quando a polpa está doente ou sofreu lesões e não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa (morre). As causas mais comuns de necrose pulpar (morte da polpa) são fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente. Sem tratamento, seu dente pode precisar ser extraído. Além disso, estudos já indicaram que o não tratamento pode afetar até outras partes do corpo. É preciso ficar atento!

Disfunção da Articulação Temporo-mandibular

A ATM (articulação têmporo-mandibular) é a articulação que une a mandíbula ao crânio. A ocorrência de algum problema no sistema mastigatório, muscular e até psicológico, pode desencadear processos dolorosos nesta articulação, ocasionando as DTMs (distúrbios têmporo- mandibulares). Dependendo da causa da disfunção, são aplicadas diversas soluções que envolvem fisioterapia, acupuntura, uso de medicamentos, reposicionamento dentário através de tratamento ortodôntico, uso de placas acrílicas para relaxamento da musculatura, reposição de dentes perdidos e até cirurgias. Um profissional especializado pode lhe indicar o melhor tratamento.